Fale conosco via WhatsApp

Paixão e ciência - Os bastidores de uma expedição no século XIX

12/03/2014 às 17:53


O livro Bastidores da Expedição Langsdorff, de Maria de Fátima Costa e Pablo Diener, será lançado em Cuiabá pela Entrelinhas Editora no próximo dia 14 de março, às 19h15, como parte da programação do Simpósio sobre a Expedição, realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso e Universität Potsdäm, da Alemanha

A Expedição Langsdorff foi um projeto científico interdisciplinar, realizado com a participação de alemães, russos e franceses, em colaboração com brasileiros. Com o objetivo de esquadrinhar o interior do Brasil, a expedição percorreu territórios pouco visitados pelas ciências modernas à época (1824-1828) e tomou a cidade de Cuiabá como um eixo das pesquisas a serem realizadas num espaço historicamente vinculado às duas grandes bacias do Paraguai e do Amazonas.

Rafael Sagredo, historiador que assina a apresentação do livro, destaca: "Tanto as expectativas originais como o destino trágico da Expedição Langsdorff se constatam claramente na documentação reunida em Bastidores da Expedição Langsdorff, fruto de uma árdua travessia investigativa realizada por Maria de Fátima Costa e Pablo Diener. Nele fica exposta a desmesura de uma empresa que não ponderou a realidade natural e social com a qual se enfrentaria; o desequilíbrio físico e moral de seu líder; as diferenças de hierarquia social entre os seus integrantes; a desmedida autoestima de alguns dos seus participantes; os vai e vem que sofreram as relações pessoais no interior do grupo; as desavenças, as antipatias mútuas, cruzadas e constantes; o espírito romântico de uns, a racionalidade de outros; a frivolidade, os costumes levianos que se atribuem a alguns; os amores e desamores de Guilhermina com seu marido e com Taunay; as querelas, os ciúmes e as paixões que foram desfazendo uma empresa que, concebida à luz da razão, terminou consumida pela paixão de seus integrantes. Todos, cientistas ou artistas, sujeitos racionais e profissionais, porém, ao fim e ao cabo, homens e mulheres que, em meio à natureza implacável, simplesmente sucumbiram aos seus impulsos."

Sobre os autores

Maria de Fátima Costa é doutora em História pela Universidade de São Paulo e atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso e pesquisadora do CNPq. Pablo Diener é doutor em História da Arte pela Universidade de Zurique e atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso. Juntos, Maria de Fátima Costa e Pablo Diener, desenvolvem investigações sobre as expedições científicas e artísticas que estiveram no continente americano nos séculos XVIII e XIX. Têm publicado vários artigos em revistas científicas, são autores dos livros Rugendas. Pintor y dibujante (1998) e Rugendas e o Brasil (2012) e organizadores das obras O Brasil de hoje no espelho do século XIX – Artistas alemães e brasileiros refazem a expedição Langsdorff (1996) e Um Brasil para Martius (2012).


Serviço


Data e local de lançamento:

14/03/2014, as 19h15, no Auditório da FAeCC, na UFMT, Campus Cuiabá


Características do livro:

176 páginas, no formato 26,5 x 24,5 cm, com estampas coloridas em papel couché e encadernação em capa dura.

Valor do livro no lançamento: R$ 70,00

Preço de capa: R$ 98,00


Mais informações sobre o livro, neste link


« Volta









 

Fonte: Assessoria

Formas de Entrega

Formas de Pagamento

Cartões de Crédito

Débito Automático

Boleto bancário

Site Seguro

e-box ShopSitevip Internet