Fale conosco via WhatsApp

Cuiabá: imagens da cidade

22/08/2013 às 10:55

   


Conheça o processo de transformação urbana de Cuiabá nos séculos XIX e XX,
a partir das lentes de fotógrafos profissionais e amadores


Lançado em comemoração ao aniversário da capital mato-grossense, os 2.300 exemplares da primeira edição de luxo do livro Cuiabá: imagens da cidade – dos primeiros registros à década de 1960, da historiadora Maria Auxiliadora de Freitas, esgotaram-se em apenas nove meses. O livro, lançado em abril de 2011, já é uma raridade.

Para ampliar a divulgação do conteúdo do livro a editora preparou uma exposição fotográfica com muitas das imagens inéditas que fazem parte da obra. Visitada por mais de 200 mil pessoas durante 21 dias no Shopping Pantanal, agora a exposição pode ser apreciada pela comunidade, estudantes e turistas, no Museu do Morro da Caixa d'Água Velha, de segunda a sexta, das 8h as 17 horas.

Considerando que a exposição se apresenta de forma didática para ser utilizada como instrumento de ensino e divulgação cultural, que a mesma desperta o interesse de educadores, alunos, comunidade e turistas e que o município não dispõe de uma exposição permanente que apresente a história da cidade, a Entrelinhas Editora resolveu cedê-la, em regime de comodato, por dois anos, à Secretaria Municipal de Turismo de Cuiabá. Assim, a comunidade agora pode conhecer o processo de transformação urbana da cidade, especialmente neste momento em que as obras para a Copa 2014 estão alterando novamente a sua fisionomia.

Sobre o livro

O livro é resultado das pesquisas da autora em sua tese de doutorado em História pela PUC de São Paulo, e tem como proposta contribuir com a historiografia da cidade a partir da fotografia. O projeto de publicação do livro e exposição, em 2011, contou com o patrocínio do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Tribunal de Contas.

“O material iconográfico [do livro], muito rico, nos leva a recompor a fisionomia e o quadro visual da cidade de Cuiabá. De maneira irretocável, vai mesclando os séculos através das imagens, revelando suas semelhanças e suas diferenças”, explica a Profª. Drª. Lúcia Helena Gaeta Aleixo, que assina o prefácio do livro.

A autora Maria Auxiliadora de Freitas, nos introduz à obra, ricamente ilustrada com mais de 330 imagens:

Esta publicação é o resultado de considerações iniciadas a partir de um olhar sobre a fisionomia, o cotidiano urbano e cultural da cidade de Cuiabá. [...]

A sequência de fotos da cidade e de seus arredores, mostra ao leitor alguns flagrantes, cobrindo um período que se iniciou em fins do século XIX e prosseguindo até os últimos anos da década de 1960. As fotografias permitirão ao leitor, à medida que for tomando conhecimento do teor das informações selecionadas, visualizar o passado e alguns pontos mais conhecidos da cidade de Cuiabá. [...]

Pessoas que vivenciaram a cidade e sua história permitem a reconstituição da memória e das lembranças de uma vida que olhos atentos podem reconhecer em cada um dos trechos da cidade, em suas avenidas, praças, sobrados e casarões.


Mais informações sobre o livro, neste link


«
Volta







Fonte: Assessoria

Formas de Entrega

Formas de Pagamento

Cartões de Crédito

Débito Automático

Boleto bancário

Site Seguro

e-box ShopSitevip Internet