Fale conosco via WhatsApp

Ampa faz doação de livro sobre a história do algodão às bibliotecas públicas de Mato Grosso

13/12/2017 às 17:25


Em solenidade realizada no Auditório Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás, nesta terça-feira (12 de dezembro), a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) doou 960 exemplares do livro “Algodão – Os pioneiros que transformaram Mato Grosso em um grande produtor” ao Governo do Estado de Mato Grosso, por meio das secretarias de Estado de Educação, Esporte e Lazer, e de Cultura.


O evento contou com as presenças do presidente da Ampa, Alexandre Schenkel, do governador Pedro Taques, do secretário Marco Aurélio Marrafon, da Seduc, e da secretária adjunta Regiane Berchielli, representando a SEC-MT. Os livros doados serão destinados às bibliotecas que integram a rede de ensino da Seduc-MT (760 exemplares), e ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, vinculado à SEC-MT (200 exemplares).


“A história do algodão em Mato Grosso é muito rica e faz parte da história do desenvolvimento deste estado, que tem forte tradição agropecuária. Por isso, decidimos estender o acesso ao livro Algodão – Os pioneiros que transformaram Mato Grosso em um grande produtor a estudantes da rede estadual de ensino e também aos usuários do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas”, afirmou Schenkel. Ele fez um breve retrospecto da história iniciada nos tempos pré-coloniais, relembrando alguns fatos e personagens que levaram Mato Grosso a se tornar um grande produtor de algodão no final dos anos 1990, contribuindo para que o Brasil reassumisse sua posição como exportador em 2002.



O governador Pedro Taques agradeceu essa nova parceria com a Ampa, relembrando a contribuição dada pela entidade com a doação de 800 mil camisetas escolares nos anos letivos de 2016 e 2017. Ele também destacou a saga dos pioneiros que participaram da escalada da produção algodoeira, marcada não só pela quantidade produzida, mas também pela qualidade da pluma, que vem conquistando a clientela nacional e internacional. Frisou ainda a importância da iniciativa privada para o desenvolvimento de Mato Grosso e elogiou a Entrelinhas Editora pela qualidade da publicação.


O evento teve a participação de um sexteto de instrumentistas do Instituto Ciranda Música e Cidadania, que conta com apoio financeiro da Ampa. O grupo recepcionou os convidados no Auditório Ponce de Arruda, entre autoridades e estudantes da rede pública de ensino, que acompanharam a breve solenidade ao lado de professores e diretores de escolas da capital. Waldineia Almeida, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, também participou da solenidade, assim como Maria Teresa Carrión Carracedo, da Entrelinhas Editora, responsável pela edição do livro sobre a história do algodão em Mato Grosso.


Pioneiros do algodão – Publicado pela Ampa, o livro “Algodão – Os pioneiros que transformaram Mato Grosso em um grande produtor” é de autoria da jornalista Martha Baptista. Ricamente ilustrada, a obra traz ao longo de 184 páginas imagens e depoimentos de produtores pioneiros no cultivo mecanizado do algodão, resgatando a história que levou à fundação da Ampa em 1997 e à atual liderança de Mato Grosso na produção brasileira da pluma.


Personagens como o ex-governador Dante de Oliveira e Cloves Vettorato, protagonistas do episódio de criação do Programa de Apoio ao Algodão de Mato Grosso (Proalmat), ganham vida nas páginas do livro, ao lado de produtores pioneiros como o empresário Olacyr de Moraes. Outras passagens relevantes como a reforma do Palácio da Instrução, no Centro de Cuiabá, também são relatadas pelo livro, já que as obras foram totalmente custeadas pelos associados da Ampa.


Mais informações sobre o livro podem ser obtidas na Assessoria de Comunicação da Ampa: (65) 3925 1808 e pelo email: ampa@ampa.com.br



Sobre a obra – A autora do livro é a jornalista Martha Baptista. A obra de arte “Algodão” que ilustra a capa e o box que acondiciona o livro é do artista plástico Jonas Barros. A editora Maria Teresa Carrión Carracedo assina o projeto gráfico, Maike Vanni o design e a impressão e acabamento é da Ipsis, resultando em edição com características de livro de arte.





 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa

Formas de Entrega

Formas de Pagamento

Cartões de Crédito

Débito Automático

Boleto bancário

Site Seguro

e-box ShopSitevip Internet