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O livro ABC do Guaporé: Água, Biodiversidade e Biotecnologia e Cultura é fruto do trabalho de uma equipe de 62 pesquisadores, alunos e colaboradores, pensado pelo projeto Conhecimento e Uso Sustentável da Biodiversidade da Amazônia Meridional, Rede Bionorte, e sua coordenadora, professora Dra. Carolina Joana da Silva, acompanhada na organização do trabalho por Keid Nolan Silva Sousa, Marcos Silveira, Maria Aparecida Pereira Pierangeli e Nilo Leal Sander.[+]
O livro denominado Educação a Distância – práticas, reflexões e cenários plurais apresenta ensaios e pesquisas sobre a temática educação a distância, tratando de situações e contextos diversos, mas articulados ao propósito de compreender, mais densamente, elementos e aspectos a ela (EaD) relacionados. Os autores dos trabalhos são vinculados a diferentes instituições de ensino superior – Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Metodista – fato que possibilitou trabalhar distintas experiências e entendimentos sobre uso da modalidade.[+]
Acreditamos seja Marcio Aurélio um instrumento catalisador entre a memória popular, atual, e a expressão erudita no processo criativo que motiva e estende a compreensão contemporânea da arte. (Aline Figueiredo) Seu nome é delicadeza. O nome da sua arte é delicadeza. Gosto de visitá-lo. Gosto de visitar o menino que quase apanhou do pai quando, à beira de um rio, em vez de pescar ficava lixando as pedras de piçarra para dar formas que vinham lá de dentro de si. (Ivens Cuiabano Scaff)[+]
O livro Comunidades Tradicionais do Pantanal, organizado pela professora Dra. Carolina Joana da Silva (Unemat) e professor Dr. Germano Guarim Neto (UFMT), ilustrado pela artista visual e doutora em biodiversidade Ruth Albernaz, será lançado pelas editoras Entrelinhas e da Unemat. A obra é resultado das pesquisas realizadas nos últimos anos por 23 autores, descritas em 12 capítulos, no campo da Etnobiologia no Pantanal.[+]
[...] o presente trabalho mostra sua força ao viabilizar à criança cuiabana formas de convívio com a cidade que ampliam os lugares legitimados pela sociedade dominante. [...] Mas preservar objetos, edifi cações, festejos, danças, receitas, também é um ato político. Preservar o quê? Para quê? Para quem? O que deve, mais do que ser lembrado, fazer parte das mais profundas sinapses das futuras gerações? De suas formas de viver e sentir o mundo? O que se elege para ser esquecido? Quais os critérios desta seleção? Estas questões, tão essenciais à discussão do patrimônio, antes de pertencerem ao debate público, permeiam cada indivíduo, cada família, em suas opções cotidianas, em suas preferências de uso do tempo, dos recursos materiais. É na micropolítica cotidiana que a cultura se mantém e se reinventa. Maria Vittoria de Carvalho Pardal [+]
[...] A pintura de Dalva parte sempre de uma história, seja ela corriqueira ou memorável, mas é a partir da narrativa que a plástica acontece. Porém, vale dizer que a narrativa é sempre superada pela plástica. Além do que, a visão um tanto deformada e bastante original do seu realismo ingênuo reforça a autenticidade expressiva. [...] A naturalidade com que Dalva compõe a cena expressiva é inigualável. Ela não se inibe e nem se furta em, quando julga necessário, […][+]
"Por meio de seus artigos, indígenas e não indígenas tomarão conhecimento dos propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, afirmando a necessidade de serem respeitados na sua diferença. A Declaração traz, em seu bojo, entre outros aspectos, a reafirmação da democracia dos direitos legais; a preocupação com as injustiças históricas; o reconhecimento de promover os direitos intrínseco dos povos indígenas; a consolidação da organização política, social, econômica e cultural; o direito aos territórios e suas terras tradicionais; o reconhecimento às culturas e às práticas tradicionais indígenas; o direito à educação escolar específica e intercultural; o respeito aos direitos humanos e à autodeterminação." (Elias Januário)[+]
O presente livro é resultado de um trabalho que agrega pesquisas sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação num contexto educacional amplo, considerando políticas públicas, formação de professores para com elas atuar, além de aspectos e elementos relacionados a educação a distância, tendo em vista o antes mencionado. Está fundamentado em investigações que refletem análises e reflexões de diferentes grupos de pesquisa, de diferentes instituições de ensino superior.[+]