Cadastre-se em nosso newsletter e receba em seu e-mail nossas ofertas!
Página Inicial : Assuntos : Ciências Humanas e Sociais
Veja as formas de pagamento
Páginasv.1 (94)v.2 (86)v.3 (104)v.4 (150)
Formato16x23 cm
Papeloffset
Acabamentobrochura / luva em papel cartão
ISBN8588696517
SeloCentral de Texto
CoeditorEdUFMT
A presente Coletânea consubstancia parcela dos resultados de pesquisa e reflexão de quatro integrantes do Grupo –, que, apoiados na documentação acumulada e contando com o espaço do GEM para reflexão e crítica, escolheram como objeto de investigação os instigantes e renovadores temas de suas dissertações de Mestrado. Os dois primeiros trabalhos dedicaram-se ao estudo de instituições escolares – Escola Normal de Cuiabá e o Asilo Santa Rita –, embasado em farta e inédita base empírica e em referenciais teóricos contemporâneos nos quais onde o percurso institucional conviveu harmonicamente com o cotidiano escolar. Os outros dois temas – Grupos Escolares e Profissão Docente –, além de possibilitar uma visão mais contextualizada da evolução do processo educacional mato-grossense, permitiram, ao lado da documentação convencional, a fulguração da voz dos professores que atuaram em Mato Grosso na primeira metade do século XX. Volumes que compõem a coletânea: Volume 1: Asilo Santa Rita: Educação Feminina Católica (1890-1930) – Ivone Goulart Lopes Volume 2: Escola Normal de Cuiabá: História da Formação de Professores em Mato Grosso (1910-1916) – Elizabeth Figueiredo de Sá Poubel e Silva Volume 3: Palácios da Instrução: Institucionalização dos Grupos Escolares em Mato Grosso (1910-1927) – Rosinete Maria dos Reis e Nicanor Palhares de Sá Volume 4: O Processo de Profissionalização Docente em Mato Grosso (1930-1960) – Regina Aparecida Versoza Simião
Nascido na Fazenda dos Ingleses, MS, foi registrado em Pirajuba, MG. Toda a sua formação acadêmica se deu, do primário à universidade, na cidade de São Paulo, tendo concluído o doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Radicado em Cuiabá desde 1984, é professor da Universidade Federal de Mato Grosso. Na sua produção bibliográfica contam-se a organização de 6 coletâneas e a publicação de 8 livros, 30 artigos em periódicos especializados, 18 capítulos de livros e mais uma centena de trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais. Revisor de periódico, membro de conselho editorial ou consultivo de mais de uma dezena de periódicos especializados em pesquisa em Educação. Coordenou vários projetos de pesquisa. Atua na área de Educação, com ênfase em História da Educação.
Licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1969), com mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Reúne ampla experiência e produção nas áreas de História e Educação, com ênfase no contexto regional (Mato Grosso). Integra, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, o Grupo de Pesquisa Educação e Memória – GEM e o projeto Centro Memória Viva do Centro-Oeste. Autora de livros de História e História da Educação e publicações didáticas sobre a História de Mato Grosso para o Ensino Fundamental e Médio. Curadora da Casa Barão de Melgaço e sócia efetiva do IHGMT e da Academia de Letras de Mato Grosso. Realiza trabalhos de pesquisa e publicações sobre a história de instituições de Mato Grosso. Demais autores: Ivone Goulart Lopes | Elizabeth Figueiredo de Sá Poubel e Silva | Rosinete Maria dos Reis e Nicanor Palhares de Sá | Regina Aparecida Versoza Simião