Fale conosco via WhatsApp

O universo de Conrado para crianças

19/11/2013 às 15:41

O universo de Conrado para crianças

Arte-educador e artista plástico lança livro com ilustrações surpreendentes


Na apresentação do livro Ana Maria Pagliarini, pedagoga Waldorf, convida para um encontro inusitado com o autor e suas histórias: “Pra você, singela criança desprovida da idade, que encolhe o enternecer-se. Deixe-se conduzir pelo som que ecoa das profundezas, traduzido por mãos engenhosas, também em cores e formas que guardam a beleza da luz de onde moram as verdades eternas. É assim com João Batista Conrado, artista dos segredos do Universo, artista do sagrado, um convite para entretecer os fios dourados dos caminhos que formam o ninho de Força onde o Amor habita.”

Com o uso de recursos simples de desenho, caneta esferográfica preta, lápis de cor e giz de cera, o artista plástico João Batista Conrado ilustrou as histórias que escreveu para os seus alunos nas aulas de arte, criando cenários fantásticos que aguçam a imaginação de crianças e adultos. Os textos surgiram antes, de uma vontade incontida do arte-educador em apresentar aos alunos “as nossas próprias histórias e fábulas, além daquelas que falam dos reinos distantes, eternizados pelos autores e ilustradores europeus”.

Assim nasceram “Aynda-Luz e a Serpente Alada”, sobre uma menina que traz no coração coragem e gratidão; “Do outro lado do oceano”, a conversa sadia entre Pai e Filho sobre a necessidade do ser humano se harmonizar com a Mãe Terra; e “Oberá e os Amar-gos”, sobre um jovem determinado e amoroso enfrentando o lado amargo do ambiente onde vive. Estas três histórias, temperadas de alegorias e encantos, levam à reflexão sobre o real valor de qualidades humanas como o amor, justiça, amizade e solidariedade.

As ilustrações desse livro surpreendem. A editora Maria Teresa Carrión Carracedo sugere ao leitor que além das imagens que os textos sugerem, “desembarace o olhar e preste atenção aos detalhes das ilustrações! Nas tramas ao fundo... Nas figuras que surgem, como que por encanto, de um mundo desconhecido e mágico. Perceba o voo e o movimento! Permita-se atravessar o portal e mergulhar nas histórias de Conrado, que tratam de um tempo antes do tempo. De lugares que podem estar longe, mas estão aqui, agora... a nos alertar.”

Segundo o autor, as figuras misteriosas insistem em ‘aparecer’ em seus desenhos durante o processo de criação. E quando elas se insinuam, ele respeita e deixa que elas encontrem o seu espaço e forma.

Sobre as histórias do livro, o autor nos explica que “cada uma está situada num tempo perdido no nevoeiro da memória, mas que podem ser transportadas para os dias atuais. São histórias que falam da natureza humana e suas contradições. Antagonismo. O encontro dos opostos faz parte de uma mesma unidade. Luz e sombras. O injusto e o justo. O feio e o belo. A morte e a vida. As coisas são como são e tudo impulsiona, contribui para a evolução do ser humano. Do conhecimento universal e do sábio domínio deste conhecimento está a chave que dá ao ser humano o rumo Norte. A plena realização de suas potencialidades. O real sentido da Vida.”

O primeiro livro do artista plástico e arte-educador João Batista Conrado será lançado no dia 23 de novembro, as 16 horas, no stand da Entrelinhas Editora na Feira do Livro de Mato Grosso, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, no Estacionamento do Pantanal Shopping, em Cuiabá.





Mais informações sobre o livro, neste link


« Volta



Fonte: Assessoria

Formas de Entrega

Formas de Pagamento

Cartões de Crédito

Débito Automático

Boleto bancário

Site Seguro

e-box ShopSitevip Internet